Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

Resenha: Trilogia Do Livro A Seleção **

Oiee meninas tudo bem com vocês? Já tem um tempinho que não posto por aqui.
E hoje vim falar sobre uma trilogia de um livro que amei. São três livros, um continuação do outro.
No inicio tem um menina que chama América e ela faz parte de uma das castas mais baixas a casta 5 e um cara que ela gosta o Aspen, da 6. Só que na sociedade criada por Casta, as famílias arranjavam os casamentos dos filhos como um meio de garantir a ascensão social. Logo, o futuro do relacionamento dos dois já começa fadado ao fracasso.

Em meio aos delírios românticos de se casar com Aspen, América se vê pressionada por sua mãe para se inscrever na Seleção, que era basicamente um concurso de miss perfeição para se tornar a futura mulher do príncipe Maxon e futura rainha. América resiste mantendo em mente o seu futuro miserável, porém feliz, ao lado do cara que ama. Até que esse cara resolve terminar com ela por se sentir um miserável ao ser praticamente sustentado por ela e não poder fazer seu papel de homem e sustentá-la (machismo, oi?Babaca, oi?).

É então que ela se vê entre as 35 participantes da Seleção. Depois de um início sofrido para mim, o livro começa a ganhar graça e a me conquistar quando América encontra as primeiras concorrentes no aeroporto. E  também quando Maxon começa a aparecer. Ao contrário de Aspen, o jeito do príncipe não me deu vontade de vomitar enquanto os dois (Maxon e América) se esbarram que vamos conhecendo melhor a própria América, que até então só era uma chata reclamona.

Logo no primeiro "encontro" entre o príncipe e a selecionada da casta 5, percebemos que América é descarada, extrovertida e fala sempre o que vem à mente, pouco se importando por estar se referindo ao futuro rei. Enquanto Maxon é sagaz, divertido e cheio de respostinhas debochadas. A cumplicidade dos dois começa nesse primeiro encontro. Ao saber que América já teve um relacionamento passado, Maxon diz que não irá mandá-la embora (até que ela peça) para que possa se manter longe de Aspen e superar a dor de cotovelo. Em contrapartida, América promete passar um dossiê das garotas mais legais que estão participando da Seleção.

E então conhecemos o dia-a-dia das selecionas, como também um pouquinho de algumas mais marcantes como a Marlee e Celeste. Também nos é revelado alguns fatos que a corte e a mídia tentam abafar, como os ataques dos rebeldes. Os rebeldes são normalmente gente das castas mais baixas, como a 8. Tudo o que se sabe é que existem dois grupos diferentes e aparentemente com motivações diferentes que atacam o castelo.

Minha opinião sobre a história de Casta passou a mudar totalmente, adorei a pitada de política e as críticas sociais que surgem. Por exemplo, melhorar a educação é o suficiente para diminuir os índices de criminalidade ou é preciso algo a mais? Ainda que essas questões não sejam abordadas de forma profunda, gostei bastante e a série ganhou muitos pontinhos a mais! Mas em sua maioria é um livro divertido, que me proporcionou boas risadas e me deixou com um sentimento de leveza, tranquilidade. A mesma tranquilidade que sempre senti ao olhar a capa (linda) em tons de azul desse primeiro livro da trilogia.

Já em A Elite, o enredo é bem mais maduro e intrigante. Foram menos risadas e mais politicagens, revelações dos podres do governo e da própria sociedade - o que caiu muito bem com o tom de vermelho da capa. E só não digo que se tornou o meu favorito, porque gostei do ar brincalhão e divertido que o primeiro livro tem. O clima do segundo livro é de tensão. Muitas meninas já foram eliminadas e por mais que tente América não consegue ficar fora da linha de risco e deixa Maxon com os nervos à flor da pele.

O relacionamento dos dois amadurece e se intensifica, até demais. Muita cena entre o príncipe e a estranha menina da casta 5 me irritou fortemente. 

Logo depois, América ganha um inimigo muito poderoso que passa a ameaçar fazer da vida dela no palácio um verdadeiro inferno. Mas cá entre nós, faltou abordar mais essa tensão no enredo. No fim, o conflito ficou igual àquele ditado "cachorro que ladra não morde".  E eu bem queria que ele mordesse. A verdade é que a indecisão da América (se é que podemos chamar de indecisão uma vez que a essa altura do campeonato todo mundo já imagina o que vai acontecer no fim) me tirou do sério.
Ninguém tem dúvidas se gosta ou não de alguém,minha querida. Se você está com dúvidas, tenha certeza: você não gosta. Então deixa o próximo da fila ter uma chance. Ou então, no fundo você é uma covarde que só está com medo de acabar sozinha e por isso prefere ficar brincando com os sentimentos dos outros. Esse era o discurso que eu já tinha preparado e decorado para vomitar em cima da América, caso ela se materializasse na minha frente.

Mas todo esse bláblábla Whiskas Sachê se arrasta até o fim de A Escolha. Uma forma, acredito, de dar sentido ao terceiro livro da trilogia - o que, para mim, foi totalmente desnecessário. A América poderia muito bem ter sua vida amorosa resolvida que ainda teriam muitas pontas para serem amarradas na história.

Durante todo livro A Elite foi trabalhado uma conspiração dos rebeldes e a sensação era de que uma grande batalha iria acontecer. E por isso passei o livro inteiro desejando que a América parasse de ficar naquela de "vou sair, não vou sair" da Seleção e se infiltrasse em algum grupo rebelde. Mas no final, a autora ficou meio que  "ok, tenho 100 páginas para terminar a história e estou aqui mais uma vez fazendo ceninha de água com açúcar entre A. e M. Vamos acabar logo com isso!" e aí a ela resolveu baixar o espírito assassino de George R. R. Martin. Nada contra, até gostei das tenções criadas no final, só achei um pouco corrido.


Então é melhor eu parar por aqui, se não vou contar tudo sobre o livro. Agora vocês leiam e mim falem se gostaram ou não. Porque eu amei <3

Beijinhos Cor de Rosa :*

2 comentários:

  1. Quero muito ler, pensa em uma pessoa que esta enrolando para iniciar essa leitura, tcharararammm eu !
    kkk
    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs. Sei como é. Sou assim também. Sempre compro novos livros. Mas demoro para começar a ler. (Pura preguiça) Uhauhas :D

      Bejinhos :*

      Excluir